sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FICHAMENTO

FICHAMENTO

MÓDULO III
UNIDADE 02: O PERCURSO DO CONCEITO DE RAÇA NO CAMPO DE RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL

QUAL O TEMA ABORDADO NA UNIDADE?
No estudo da Unidade 02 do Módulo III, é possível conhecer representações baseadas em uma perspectiva histórica e política, que nos induz a uma interpretação verdadeira sobre a questão “Racismo no Brasil”.
Os textos estudados nos leva ao entendimento sobre conceitos e aspectos como: a identidade de um indivíduo/povo, a qual é influenciada por diversas categorias e características que estão em constante transformação. Como também analisar autores/pensadores que interpreta o tema racismo, como o caso de Gilberto Freyre que usa o termo cultura, para entender/ interpretar a formação da sociedade brasileira. O estudo adquire a interpretação do conceito “Democracia Racial”, que é uma vivência entre povos e indivíduos, pacificamente ou ausente de conflitos com base em preconceito racial.
QUAIS OS PRINCIPAIS CONCEITOS APRESENTADOS NA UNIDADE?
Dentre os principais conceitos apresentados nos textos da unidade estão:
  •   Identidade: Caracterizam-nos como indivíduos tipicamente únicos. Nossa particularidade está nas diversas identidades que obtemos (raça, etnia, orientação sexual, entre outras). Sendo assim a combinação de diversas categorias/características nos faz um (a) ser/pessoa único (a), a qual a unidade se resume em o nome individual de cada um.
  •  Mestiços: Designação de pessoas que são descendentes de duas ou mais etnias ou raças.
  • Gilberto Freyre: Autor que elaborou a interpretação de que o Brasil fazia uso da cultura para o entendimento do processo de formação da sociedade brasileira.
  • Democracia Racial: Convivência pacífica e ausente de conflitos com fundamentos de preconceito racial.
  • Sistema de Leis Jim Crow: Leis criadas nos países sulistas e alguns limítrofes com os Estados Unidos, que prejudicaram afros americanos, asiáticos e outros grupos éticos raciais. Destacando-se entre essas leis as que exigiam lugares separados para pessoas brancas e negras, nas escolas, locais públicos, trens e ônibus.
  • Florestan Fernandes: Autor do livro Relação Raciais entre Brancos e Negros em São Paulo (1955). Foi um sociólogo, que utilizou uma perspectiva histórico-funcionalista de tradição francesa, combinando técnicas de pesquisa como a história de vida, observação participante e grupos focais.
EXPLICITE QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE O QUE O TEXTO PROBLEMATIZA E A SUA ATUAÇÃO ENQUANTO GESTOR/A.           
Dentre todos os conceitos identificados nos conteúdos desta Unidade, faço referência com o conceito “IDENTIDADE”.
 Ao analisarmos em cada escola do município de Boa Esperança, será possível identificar diferentes personalidades, alunos que possui características diferentes de raça, orientação sexual, religião, dentre outras, que lhes tornam únicos e possuidor de sua própria identidade.
Pensando nesse contexto, questiono e vejo a necessidade de um trabalho nas escolas voltado principalmente para essas características que formam a identidade, ou seja, a motivação a valorização e ao respeito, refletindo na relação do aluno com a escola (professores e demais funcionários), com a família e até mesmo com os próprios alunos.

EXPRESSE ALGUMA IDÉIA OCORRIDA EM RELAÇÃO AO SEU TRABALHO DEPOIS DA LEITURA E SISTEMATIZAÇÃO DA UNIDADE.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof.ª Izaura de Almeida Silva”, do município de Boa Esperança, promove anualmente um evento chamado “EXPOIZAURA”, com exposições culturais, científicas entre outras. A idéia seria propor a esta escola, uma exposição de livros dos autores mencionados durante os textos estudados da Unidade 2, como também exposição de cartazes/banners (confeccionado com textos e figuras) sobre essa linha de interpretação sobre o racismo no Brasil.


Natalia Honório André
Pólo de Pinheiros

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