sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FICHAMENTO

FICHAMENTO

MÓDULO III
UNIDADE 03: DESIGUALDADES RACIAIS E REALIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS.

QUAL O TEMA ABORDADO NA UNIDADE?
O conteúdo apresentado nesta unidade faz uma reflexão sobre o tema desigualdade racial, que é vista em diversos setores da sociedade, dentre eles: a relação no mercado de trabalho, onde as ocupações com salários mais baixos, ou com menor exigência de grau de escolaridade são ocupadas por pessoas negras (Ex. gari, empregada doméstica).
Essa reflexão torna-se mais clara, pois são representadas por indicadores sociais, que é um tipo de pesquisa de grande importância para reflexões teóricas, análises acadêmicas, como também na implantação e implementação de políticas públicas.
Aponta-se durante o estudo da Unidade a questão das políticas de inclusão, as quais buscam amenizar as desigualdades raciais, exemplo, a política de cotas nas universidades.
QUAIS OS PRINCIPAIS CONCEITOS APRESENTADOS NA UNIDADE?
Dentre os principais conceitos apresentados nos textos da unidade estão:
  • Estratificação Social: Se refere a um complicado campo de instituições sociais que provoca desigualdade.
  • Desigualdade: A desigualdade é resultado de diversos fatores ocorridos na sociedade, como a relação de trabalho, ocupações e papéis sociais, os quais possuem valores desiguais de indivíduo para indivíduo.
  • Indicador Social: É uma avaliação que possui um sentido social, a qual permite funcionamento de um conceito contemplativo, de instância teórica, de aproveitamento em investigações acadêmicas, e de utilização na formulação ou implementação de políticas públicas.
  • Internalização de recursos: Refere-se à situação e possibilidades em que as crianças e jovens das famílias iniciam sua trajetória social.
  • Autonomização de status: Momento da vida do jovem, em que ele começa a adquirir um status social próprio.
  • Políticas de Inclusão: Políticas com intenção de diminuição das desigualdades sociais, Ex. Cotas para negros nas universidades.

EXPLICITE QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE O QUE O TEXTO PROBLEMATIZA E A SUA ATUAÇÃO ENQUANTO GESTOR/A.           
Quero compartilhar uma pesquisa realizada por mim e pela minha amiga Kathiúrcia Montovanelli Cazoti, que é também aluna desse curso.
A pesquisa foi realizada em 2010, e mostra de forma bem clara a questão da desigualdade racial. Ela foi realizada com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do Bairro Vale Esperança, do município de Boa Esperança-ES.
Dentre as análises que fizemos, destaca-se de pessoas (titulares do programa), em relação grau de instrução x cor.

Os beneficiários desta pesquisa declararam-se em sua maioria de cor parda, sendo 60%, seguidos dos de cor negra, 36,66% e em sua minoria os de cor branca, 3,33%, conforme gráfico:



No aspecto grau de instrução dos titulares, 33,34% cursaram entre a 1ª e a 4ª série, 16,67% cursaram entre a 5ª e a 8ª série, 10% cursaram o Ensino Médio e 40% são analfabetos, conforme gráfico:


Analisando esses gráficos torna-se evidente os conteúdos estudados durante esta unidade, mostrando-se uma concentração maior de pessoas que são negras, que possui um menor grau de instrução e também são pessoas/famílias que depende de um programa de transferência de renda.
Nota-se então que há sim um tipo de desigualdade que atinge nossa sociedade, em que as pessoas de raça negra estão sempre em um posição inferior.

Natalia Honorio André - Polo de Pinheiros


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